O cultivo de alface hidropônico se baseia na utilização de água e nutrientes para o cultivo e não na utilização do solo. O cultivo é feito em uma estrutura específica para tal sistema de plantio.
O alface hidropônico tem se revelado uma alternativa cada vez mais presente entre produtores e também para ambientes domésticos, porque apresenta excelente níveis de produção em relação ao cultivo tradicional.
Mas uma pergunta que sempre surge é: como plantar alface hidropônico?
Para um cultivo de sucesso, é preciso se atentar a alguns detalhes antes de começar a plantar alface hidropônico. Escolher o local adequado, os meios de cultivo (substrato), se fará o plantio usando sementes ou mudas, além de dedicar especial atenção à irrigação e nutrição do alface hidropônico, estes são cuidados fundamentais.
Nesse artigo vamos ver o passo a passo de como plantar alface hidropônico, como cuidar de uma horta de alface hidropônico, quais cuidados se deve ter com a irrigação do alface hidropônico, como é feito o processo de nutrição do alface hidropônico, quanto custa, qual a diferença para o cultivo tradicional em solo; além de esclarecer se faz mal e, também, quais os benefícios do alface hidropônico e até como plantar em casa.
Como cuidar do alface hidropônico
Como mencionado, alguns cuidados são fundamentais para o sucesso do cultivo do alface hidropônico. Vamos ver quais cuidados devem ser tomados no cultivo do alface hidropônico:
–O local para cultivar o alface hidropônico
A escolha do local onde será feito o cultivo do alface hidropônico é fundamental para o sucesso da sua plantação. Pensando nisso, muitos produtores usam estufas para fazer o cultivo do alface hidropônico, pois essas estruturas ajudam a garantir um maior controle do ambiente. É recomendado, por exemplo, que a água usada para o cultivo do alface hidropônico esteja com a temperatura por volta dos 23ºC, e o uso da estufa ajuda nesse controle. Assim como, na estufa, fica mais fácil o controle da temperatura e umidade do ar.
-O melhor meio de cultivo (substrato) para o alface hidropônico
O cuidado na hora de escolher o substrato para o cultivo do alface hidropônico é importante, principalmente porque é ele que dará a sustentação da planta durante seu desenvolvimento na estrutura da hidroponia.
Lã de rocha, argila expandida, serragem, fibra de coco e alguns tipos de espuma estão entre as opções mais comumente usadas pelos produtores de alface hidropônico. O mais importante é que seja um material poroso, que permita que a planta receba os nutrientes para seu desenvolvimento.
-Alface hidropônico: melhor cultivar sementes ou mudas?
O mais comum, para quem vai começar a cultivar alface hidropônico, é o uso de mudas em vez de sementes. O uso de mudas é mais prático e o risco de perdas durante a instalação é menor.
Mas, qualquer que seja a escolha, o ideal é adquirir produtos com certificado de qualidade.
-A importância da irrigação e nutrição para o alface hidropônico
A importância da irrigação no cultivo do alface hidropônico é evidente. Além do papel óbvio de fornecer água e manter a planta hidratada, é por meio da irrigação que é feito a adição de nutrientes para a planta, já que a água está no lugar do solo.
Nas categorias mais comuns do cultivo de alface hidropônico, a circulação da água se dá por meio de uma bomba hidráulica. E a nutrição propriamente dita se dá por meio do uso de bons fertilizantes. São eles que vão fornecer nutrientes essenciais ao alface hidropônico.
Na Master Plants você encontra uma linha completa de fertilizantes especiais assim como outros equipamentos da mais alta tecnologia para o controle e monitoramento do seu cultivo.
Como é feita e quais cuidados devo ter na hora da colheita do alface hidropônico?
O período médio entre a plantação e a colheita da alface hidropônico varia, na maior parte dos casos, de 40 a 50 dias. No Brasil, a colheita do alface hidropônico é feita de maneira manual. O mais indicado é que o alface hidropônico, após a colheita, seja acondicionado em um saco plástico. A embalagem protege o produto contra a perda de água. Um artigo da Embrapa sobre manuseio pós-colheita do alface hidropônico detalha o procedimento. Confira um trecho:
“o alface hidropônico é colocado em caixas ou contentores de plástico e remetidas para o cliente, em geral supermercados, mercearias, quitandas ou “verdurões”. Estes cuidados pós-colheita são muito importantes em alface cultivado no sistema hidropônico pois apresentam folhas mais finas, mais frágeis e com menor teor de matéria seca. Por estas razões, requer maiores cuidados pós-colheita quanto ao manuseio, embalagem e exposição.”
Quanto custa para produzir alface hidropônico?
Quanto custa para produzir alface hidropônico é uma pergunta para a qual a resposta vai depender de diferentes fatores, inclusive os tipos de alface, a estrutura investida para a instalação e investimento em fertilizantes. A Embrapa elaborou um estudo que contempla os investimentos necessários e os custos operacionais para a produção de alface hidropônico, confira no mesmo artigo.
Alface hidropônico: qual a diferença para o cultivo tradicional e se faz mal para a saúde?
Uma dúvida bastante presente quando se pensa em alface hidropônico é qual a diferença para a alface tradicional, e se faz mal… É importante esclarecer que a única diferença de alface hidropônico para alfaces convencionais está apenas na forma de cultivo.
Portanto, não, alface hidropônico não faz mal à saúde humana. Pelo contrário, o consumo de alface hidropônico traz, inclusive, benefícios. Vamos ver alguns abaixo.
Quais os benefícios do alface hidropônico?
O alface hidropônico apresenta um série de benefícios a saúde. Mas, afinal, quais os benefícios mais relevantes? Sua composição é mais rica em água, ferro, potássio e fibras. O alface hidropônico auxilia no bom funcionamento intestinal da digestão, além de auxiliar no transporte de oxigênio no organismo. Para mostrar isso, o portal G1, trouxe uma reportagem que aborda os benefícios da alface hidropônica a saúde, confira um trecho:
“Com a vida cada vez mais corrida, sabemos o quanto é importante a escolha de produtos cada vez mais saudáveis no seu prato. Uma iniciativa está permitindo aos consumidores ter contato e escolher as folhas fresquinhas que irá colocar na sua refeição. Já pensou em colher sua alface, direto do pé, para o seu prato?
As pessoas que buscam ter um estilo de vida mais saudável têm como aliada uma técnica de cultivo de hortaliças chamada “hidroponia”. É um jeito diferente de cultivar vegetais em canaletas com água. Nada de terra, nada de insetos e nada de doenças. A hidroponia chama a atenção pelas vantagens de produção. Nessa técnica de cultivo, a planta cresce em canaletas individuais e a água que alimenta as folhas recebe todos os nutrientes necessários para que a alface se desenvolva sem problemas. A hidroponia também quebra alguns conceitos do modelo tradicional de cultivo. O sistema permite uma produção mais regular e menos vulnerável às variações climáticas. Para o pé de alface atingir o estágio de colheita, são necessários, em média, 48 dias. É o mesmo tempo que leva na terra, mas com uma diferença que tem muita importância para comerciantes e consumidores: como o pé de alface fica com a raiz depois de colhido, ele dura até quatro vezes mais que um pé de alface comum. É como se a planta ainda estivesse viva no ponto de venda”.
Além dos benefícios que o consumo do alface hidropônico oferece, existem também vantagens do cultivo de alface hidropônica. Confira:
- Produção de melhor qualidade: pois as plantas crescem em um ambiente controlado, procurando atender as exigências da cultura e com isso o tamanho e a aparência de qualquer produto hidropônico são sempre iguais durante todo o ano.
- Trabalho mais leve e limpo: já que o cultivo é feito normalmente de forma automatizada e longe do solo, isso significa que não são necessárias operações como arações, gradagens, coveamento, capinas etc.
- Menor quantidade de mão-de-obra: diversas práticas agrícolas não são necessárias e outras, como irrigação e adubação, são automatizadas.
- Não é necessária rotação de cultura: como a hidroponia se cultiva em meio limpo, pode-se explorar, sempre, a mesma espécie vegetal.
- Alta produtividade e colheita precoce: como são fornecidas às plantas, boas condições para seu desenvolvimento, não ocorre competição por nutrientes e água, e, além disso, as raízes nestas condições de cultivo não empregam demasiada energia para crescer antecipando o ponto de colheita e aumentando a produção.
- Menor uso de agrotóxicos: como não se emprega solo, os insetos e microrganismos de solo, os nematoides e as plantas daninhas não atacam sua produção, reduzindo a quantidade de defensivos utilizada.
Alface hidropônico: como plantar em casa
Para plantar alface hidropônico em casa, é necessário montar uma estrutura que seja compatível com o que o cultivo a partir da hidroponia exige. Veja como plantar em casa e o que é necessário para iniciar o cultivo do alface hidropônico:
1 – Bancada
A bancada é importante para sustentar o tubo ou a bandeja que fará a função de canteiro. Caso a bancada não seja fixada na parede, uma boa maneira de manter essa sustentação pode ser usando dutos de PVC.
2 – Canal para cultivo
O canal de cultivo é a estrutura que vai substituir o canteiro. Esse canal de cultivo, como já mencionado, por ser uma bandeja ou canos.
3 – Sistema para levar nutrientes até a planta
Para um sistema de hidroponia funcionar de maneira eficaz, é necessário que os nutrientes cheguem com exatidão até a alface. Um sistema falho pode fazer com que esse nutriente se perca antes de chegar ao alface, dificultando o crescimento.
4 – Água e nutrientes
Como explicado em tópicos anteriores, a água é, obviamente, fundamental para a sobrevivência do alface hidropônico, e os nutrientes são importantes para garantir o desenvolvimento saudável do alface hidropônico.