Quantum Board para Cultivo Indoor – Saiba Tudo sobre QBs

A prática crescente do cultivo indoor e de fazendas indoor pelo mundo tem impulsionado o surgimento de tecnologias cada vez mais impressionantes para garantir às plantas condições de desenvolvimento em ambientes controlados.

As plantações, que antes dependiam principalmente de muita luz solar, agora podem crescer até com mais desempenho no indoor do que ao ar livre, já que o cultivo indoor permite o controle das diversas variáveis do seu jardim com maior precisão.

Em termos de iluminação para cultivo, uma dessas tecnologias revolucionárias é a Quantum Board, mais precisamente, os equipamentos que utilizam os CHIPS Samsung LM301H.

Neste artigo, vamos passar pela definição e explicar porque a tecnologia Quantum Board com CHIPS Samsung LM301H vem ganhando tanto espaço no Cultivo Indoor pelo mundo.

O que é Quantum Board?

A expressão Quantum Board foi cunhada pela primeira vez pelo Horticulture Lighting Group (da sigla HLG, famosa no Brasil especialmente pela parceria com a Mean Well no lançamento da sua série de Drivers exclusivos para horticultura, que, inclusive, estão presentes em diversos modelos de Quantum Board da Master Plants).

Esta expressão foi utilizada para explicar uma nova forma de luz, na qual um grande número de CHIPS (pequenos diodos de LED) estão distribuídos ao longo da superfície de uma placa plana.

Quantum Board com CHIPS Samsung LM301H da Master Plants
Quantum Board com CHIPS Samsung LM301H da Master Plants

Sendo assim, explicar a tecnologia Quantum Board é relativamente simples: é uma placa com CHIPS de LED distribuídos ao longo de sua superfície. São destes CHIPS que emana a luz que alimenta, fortalece e mantém vivas as plantas cultivadas pelo jardineiro. Portanto, é já fundamental estabelecer a premissa de que a expressão Quantum Board por si só pouco significa, se você não se perguntar: “Ok, são CHIPS de LED distribuídos numa placa. Mas quais os CHIPS de LED e qual a tecnologia presente neles?”.

Esta é a pergunta mais importante para entender a qualidade da Quantum Board que você está pesquisando (lembrando que existem outros fatores importantes e ainda neste artigo falaremos mais deles, porém os CHIPS de LED são seguramente a primeira pergunta que você deve fazer).

Entenda o significado da expressão Quantum Board

Todos falam muito desta tecnologia, QUANTUM BOARD, mas o que realmente significa, etimologicamente falando? Veja abaixo:

  • Board significa “placa” ou “prancha” em inglês, servindo aqui para indicar a característica destes equipamentos de serem construídos sobre uma placa plana com circuitos elétricos que permitem a conexão de uma grande quantidade de CHIPS de LED SMD (calma que já falaremos sobre esta sigla), sempre distribuídos ao longo da superfície da placa.
  • Já a palavra Quantum é mais complexa. Ela pode ser definida, na física, como a menor quantidade de qualquer grandeza física (daí inclusive a sua relação direta com o fóton, que é a partícula elementar da radiação eletromagnética, ou seja, da Luz). Porém, aqui na expressão Quantum Board, a palavra é muito mais utilizada hoje em dia no sentido de uma analogia direta à Física Quântica, uma vez que a tecnologia das Quantum Boards surgiu a partir do estudo aprofundado baseado no conhecimento da Física Quântica sobre a ação dos fótons ativos para fotossíntese em cultivos indoor. Este estudo baseado na Luz e, portanto, na ação Fótons, ajudou inclusive a desenvolver o conhecimento científico sobre a radiação física do espectro eletromagnético.

Quantum Board vs COB: entenda a diferença entre LED COB e a tecnologia LED SMD

COB é a sigla para “CHIPS On Board” (traduzindo: “CHIPS em uma Placa”).

Eu sei. Neste momento você deve estar falando: “Poxa, mas não é exatamente isso que você disse que é uma Quantum Board?”.

De fato, tanto o COB quanto a Quantum Board partem da mesma premissa lógica: são CHIPS (diodos de LED) e envolvem placas. No entanto, há uma diferença fundamental: o tipo de tecnologia e a escala que advém delas!

No COB, todos os diodos de LED são encapsulados bem próximos num único CHIP para produzir um único e poderoso feixe de luz.

Tecnologia COB LED da marca Bridgelux, presente na Linha Standard de Iluminação para Cultivo da Master Plants
Tecnologia COB LED da marca Bridgelux, presente na Linha Standard de Iluminação para Cultivo da Master Plants

Já a Quantum Board utiliza outro tipo de tecnologia, denominada SMD – do inglês Surface-Mounted Diode, que pode ser traduzido como “Diodos Montados em Superfície”.

A tecnologia SMD (presente na Quantum Board) também utiliza diversos diodos de LED, porém eles são maiores e melhor distribuídos pela superfície da placa, o que faz da Quantum Board a escolha ideal para cultivos horizontais, conforme modelos comerciais, nos quais você precisa garantir que a distribuição da luz na área de cultivo aconteça da maneira mais igualitária possível, garantindo assim o desenvolvimento padronizado do treinamento ou técnica de cultivo.

Tecnologia LED SMD: Quantum Board 240W MAX PRO, com CHIPS Samsung LM301H + Complementação de Deep REP Osram + CHIPS UV e IR (LG e OSRAM), presente na Linha PRO da Master Plants
Tecnologia LED SMD: Quantum Board 240W MAX PRO, com CHIPS Samsung LM301H + Complementação de Deep REP Osram + CHIPS UV e IR (LG e OSRAM), presente na Linha PRO da Master Plants

Este tipo de cultivo é ideal para quem procura custo benefício, já que as colheitas tenderão a ser mais robustas dentro da mesma área de cultivo, em comparação com plantas altas que apresentam flores e pouco desenvolvidas nas regiões entre os nós.

Quantum Board vs COB: abrangência da Luz na área de cultivo

A diferença fundamental entre Quantum Board e COB é, portanto, o tipo de tecnologia, que, embora parta da mesma premissa, garante à Quantum Board que a luz se espalhe de forma mais igualitária pelo ambiente.

no COB, a luz é concentrada num feixe único, o que, por sua vez, oferece a vantagem de ter maior penetração (pelo feixe ser concentrado, ele é mais intenso).

É exatamente por isso que a Quantum Board será mais indicada para cultivos horizontais em escala comercial de alta produtividade, que são a enorme preferência dos jardineiros na hora de planejar seu jardim, por conta do já mencionado custo benefício e alto rendimento.

Quantum Board 480W FLEX PRO, presente na Linha PRO da Master Plants: garante altíssimo PPFD (µmol/m²/s) em toda área de cultivo
Quantum Board 480W FLEX PRO, presente na Linha PRO da Master Plants: garante altíssimo PPFD (µmol/m²/s) em toda área de cultivo

Quantum Board: entenda os principais parâmetros para avaliar este equipamento

Avaliar uma Quantum Board depende de diversos fatores e neste tópico vamos abordar alguns dos principais pontos. É fundamental você saber que a análise completa vai depender de fatores específicos de acordo com os objetivos do jardineiro.

Portanto, nosso objetivo aqui é apresentar os PRINCIPAIS ASPECTOS para a elaboração das perguntas certas na hora de avaliar a sua Quantum Board.

Para esta missão, escolhemos os seguintes fatores:

  • CHIP de LED SMD e complementação do espectro de luz
  • Driver
  • Heat sink
  • Cabeamento
  • Garantia e Assistência técnica
  • Uso de marcas originais nos componentes

Vamos analisar cada um deles abaixo.

Quantum Board: CHIP de LED SMD e complementação do espectro de luz

Já adiantamos para você que a primeira pergunta a se fazer sobre a sua Quantum Board é: “Quais CHIPS de LED ela utiliza?”. A qualidade deste componente seguramente é o fator mais importante a ser considerado na Quantum Board.  

A Samsung é a marca mais reconhecida mundialmente pela qualidade da fabricação dos CHIPS LED SMD (lembrando que esta é a tecnologia presente na Quantum Board, conforme já explicamos) para Horticultura.

A Samgung é tão reconhecida que é comum encontrar no mercado em geral ou mesmo ver consumidores realizando a busca por Quantum Board utilizando a expressão “Samsung Quantum Board”.

Se o seu perfil é um perfil de exigir a melhor qualidade em busca de se assegurar o melhor resultado possível, busque CHIPS de LED SMD da marca Samsung. Mas não é só isso.

Dentro da linha de CHIPS SMD da Samsung, existe um que é considerado o “estado da arte” em CHIPS de LED para horticultura: o CHIP Samsung LM301H.

O Samgung LM301H foi desenvolvido especialmente para horticultura, apresentando portanto características pensadas para esta finalidade.

CHIP Samsung LM301H, presente em toda Quantum Board da Linha PRO da Master Plants
CHIP Samsung LM301H, presente em toda Quantum Board da Linha PRO da Master Plants

O CHIP Samsung LM301H abrange um espectro mais amplo de luz azul e verde, o que permite melhorar a imunidade das plantas contra doenças e proporcionar maior valor nutricional. Além disso, possui revestimento anti enxofre, que garante maior vida útil ao equipamento.

Apresenta ainda resultados de eficiência PAR ainda melhores em relação à sua geração anterior, os CHIPS Samsung LM301B, apresentando uma eficácia de Fotóns de 3.1 µmol/J contra 2.6 µmol/J dos CHIPS LM301B.

Espectro de luz

Antes de falarmos sobre o espectro de LUZ, é importante apresentarmos a Curva McCree, que representa a resposta relativa da fotossíntese das plantas ao espectro de luz do Sol.

Curva McCree: o espectro de luz emitido pelo sol
Curva McCree: o espectro de luz emitido pelo sol

Abaixo, para efeito de comparação, apresentamos também o espectro de uma lâmpada HPS, tecnologia ultrapassada que deixou de ser referência no mercado há algum tempo. Compare com a curva McCree acima e perceba o tamanho da diferença no espectro.

Espectro de Luz da lâmpada HPS: altamente ultrapassada em comparação com CHIP SMD, como o Samsung LM301H
Espectro de Luz da lâmpada HPS: altamente ultrapassada em comparação com CHIP SMD, como o Samsung LM301H

Agora, veja o gráfico representando o espectro de luz do CHIP Samsung LM301H, incluindo complementação dos CHIPS Deep RED em 660nm da marca Osram, o que aumenta a eficiência nos ciclos de floração.

Espectro de Luz do CHIP Samsung LM301H com complementação de DEEP RED
Espectro de Luz do CHIP Samsung LM301H com complementação de DEEP RED

Impressionante, não é? Hoje, o CHIP Samsung LM301H é considerado mundialmente como o melhor CHIP de LED SMD para Horticultura!

Na Master Plants, você ainda pode incrementar a Quantum Board com CHIPS de iluminação complementar Ultravioleta (UV, que melhora o aroma e sabor das flores) e Infravermelho (IR, capaz de melhorar o rendimento das colheitas).

Abaixo, veja como fica o espectro de luz do equipamento depois da adição dos CHIPS UV e IR.

Espectro de Luz do CHIP Samsung LM301H com complementação de DEEP RED e CHIPS UV + IR
Espectro de Luz do CHIP Samsung LM301H com complementação de DEEP RED e CHIPS UV + IR

É por tudo isso que em toda Quantum Board da Linha PRO da Master Plants você encontrará os CHIPS Samsung LM301H.

Mesmo na nossa linha de Quantum Board intermediária (a Linha PRO-MID, pensada para jardineiros que ainda não podem investir na Linha PRO de Quantum Board), você encontrará CHIPS originais Samsung (no caso da PRO-MID, usamos o CHIP Samsung LM283B, que oferece ótimo custo benefício).

E é também por isso que, levando em conta a necessidade de complementar o espectro de luz, que você encontrará a complementação nativa de CHIPS Deep Red da marca OSRAM, ainda com opção de complementação adicional de CHIPS UV e IR (originais das marcas LG e OSRAM, respectivamente) na Linha PRO.

Quantum Board: diferenciais dos Drivers da marca Mean Well, em especial da série HLG

Garantir corrente elétrica estável para todos os diodos de LED é fundamental para o funcionamento de uma Quantum Board.

Por isso, o Driver é considerado o coração de um painel LED, em especial de uma Quantum Board.

Ele é o equipamento responsável por distribuir a energia elétrica pelos CHIPS de LED. Quanto melhor o Driver, maior a vida útil do CHIP de LED e maior a estabilidade do fluxo de luz que deles emanam (para se ter uma ideia, a vida útil das Quantum Boards da Master Plants é de até 50.000 horas, muito graças a qualidade dos Drivers que utilizamos).

Nós indicamos a marca Mean Well para os jardineiros que buscam o ápice da qualidade.

A Mean Well é a marca de maior credibilidade no mundo em Drivers para cultivo indoor, com os melhores componentes, pensados sob medida para uma Quantum Board.

Driver Mean Well série HLG, presente na Linha PRO de Quantum Board da Master Plants
Driver Mean Well série HLG, presente na Linha PRO de Quantum Board da Master Plants

É por isso que, do modelo 120W PRO em diante, toda Quantum Board da Linha PRO da Master Plants vem com Drivers originais da marca Mean Well, série HLG.

O modelo Quantum Board 65W PRO é a única Quantum Board da Linha PRO que não utiliza os Drivers da série HLG, pois simplesmente não existe esta potência na linha de drivers Mean Well HLG. No entanto, mesmo na 65W PRO o Driver é original Mean Well com selo de proteção IP65 e capacitores de alta voltagem.

Quantum Board: Heat Sink e a dissipação passiva de calor

O Heat Sink é o componente responsável por garantir a melhor dissipação passiva do calor, evitando assim que a temperatura concentrada em torno do painel chegue a níveis que possam danificar suas plantas.

As principais variáveis do Heat Sink são a sua altura, o material de fabricação e revestimento.

Heat Sink da Linha PRO de Quantum Board da Master Plants

Na Master Plants, cientes da importância deste componente, trabalhamos com Heat Sink:

  • mais alto do que a média do mercado: 25mm (quanto mais alto, maior a capacidade de dissipação passiva de calor)
  • fabricado em alumínio: um dos melhores materiais para dissipação passiva de calor
  • silencioso pois dispensa o uso de cooler especificamente para a iluminação
  • revestimento com tratamento térmico
  • com visual estiloso, pois ele impacta no design da Quantum Board: revestimento em esmalte térmico na cor Platina (Linha PRO) ou Laranja (Linha PRO-MID)

Quantum Board: importância do cabeamento

A Quantum Board é um equipamento que trabalha com emissão de Luz, obviamente. Por isso, ela envolverá cabos que conectarão a sua rede elétrica, passando pelo Driver e finalmente chegando até os diodos de LED.

Por isso, é altamente perigoso adquirir equipamentos que chegam até você sem cabeamento devidamente bem acabado. Além de oferecer risco para você, tal prática pode danificar seriamente a Quantum Board em si, ofertando prejuízo já que, se o CHIP de LED queima, você precisará repor o componente.

Outro fator importante do cabeamento para você se atentar é o seu comprimento. Quanto maior o cabo, mais liberdade você terá na hora de montar o set up da sua Quantum Board, sem precisar fazer “gambiarras” elétricas.

São por detalhes como estes acima que os cabos de toda Quantum Board da Master Plants (tanto da Linha PRO quanto PRO-MID) chegam até você montados e protegidos com conectores de alto padrão, prontos para plugar em tomadas brasileiras.

Além disso os cabos de qualquer Quantum Board da Master Plants a partir do modelo 120W, tanto na linha PRO, quanto na linha PRO-MID, possuem 4 metros de comprimento do driver até o painel, medida que permite inclusive a instalação do Driver fora da área de cultivo, o que ajuda ainda mais a diminuir a temperatura do seu jardim.

Quantum Board: exija garantia e assistência técnica

Você comparia um carro sem saber que a qualquer momento você terá a sua disposição pessoas profissionais e preparadas para consertá-lo? Ou faria o investimento num zero km sem se preocupar em saber da garantia?

A Quantum Board é um equipamento com custo relativamente alto. Não é comparada com um carro, evidentemente, mas ainda assim tem um custo que pode ser considerado alto para a maior parte dos brasileiros.

Por isso, se você vai fazer este investimento e levar para seu jardim esta tecnologia, nós recomendamos que você se certifique sobre a oferta de garantia e sobre a competência de quem vende em prestar assistência técnica. Afinal, estamos falando de um equipamento que tem vida útil de anos e anos.

Na Master Plants, toda Quantum Board vem com um ano de garantia. E nós disponibilizamos o serviço de assistência técnica (se estiver fora da garantia, cobramos o custo das peças e do serviço). Além disso, nossa equipe está treinada para auxiliar nossos clientes desde o momento da decisão do melhor equipamento, até a sua instalação e dúvidas gerais durante o uso.

Quantum Board: pergunte a marca dos componentes para seu fornecedor

Hoje, infelizmente, ainda vemos no Brasil muitos equipamentos que utilizam CHIPS genéricos. Para evitar que você caia em discursos duvidosos, faça isso: pergunte a marca dos componentes, especialmente do CHIP de LED.

Na Master Plants, apenas trabalhamos com CHIPS principais originais da marca Samsung. Na Linha PRO, trabalhamos com o CHIP Samsung LM301H. E na PRO-MID, com o CHIP Samsung LM283B.

Na Linha PRO, você ainda tem a segurança de saber que os CHIPS complementares do espectro de luz (Deep RED; UV e IR) são da marca OSRAM e LG; e o Driver é Mean Well (a partir dos modelos 120W, os Drivers são Mean Well, série HLG).

Quantum Board na Master Plants: conheça as Linhas e potências disponíveis

A Master Plants trabalha com duas linhas exclusivas de Quantum Board: a Linha PRO e a Linha PRO-MID.

A Linha PRO de Quantum Board é pensada especialmente para jardineiros que exigem excelência máxima dentro do seu cultivo, possuindo seis opções de potência e componentes originais de marcas como Samsung, OSRAM, LG e Mean Well.

Nesta linha, você terá uma tecnologia equiparada aos mais modernos painéis de LED encontrados em países da Europa, além de Estados Unidos e Canadá.

Clique aqui para conhecer em detalhes a Linha PRO de Quantum Board da Master Plants.

A Linha PRO-MID de Quantum Board é pensada para oferecer opções com ótimo custo-benefício para o jardineiro brasileiro. É uma linha criada para clientes que ainda podem adquirir uma Quantum Board da Linha PRO, porém que fazem questão de saber o que estão comprando, sem ficar reféns de CHIPS de LED genéricos e tecnologias ultrapassadas.

No total, são quatro opções para o cliente escolher antes de começar o grow e você pode clicar aqui caso queira conhecer melhor esta linha.

Quantum Board 65W PRO com CHIP Samsung LM301H

Quantum Board 65W PRO
Quantum Board 65W PRO

É o modelo que abre a Linha PRO de Quantum Board da Master Plants. Conheça em detalhes clicando aqui.

Quantum Board 120W PRO com CHIP Samsung LM301H

Quantum Board 120W PRO
Quantum Board 120W PRO

É o modelo da Linha PRO de Quantum Board da Master Plants voltado para o jardineiro subsistente. Conheça em detalhes clicando aqui.

Quantum Board 240W MAX PRO com CHIP Samsung LM301H

Quantum Board 240W MAX PRO
Quantum Board 240W MAX PRO

É o modelo da Linha PRO de Quantum Board da Master Plants indicado para a Floração em áreas de até 1m². Conheça em detalhes clicando aqui.

Quantum Board 240W WIDE PRO com CHIP Samsung LM301H

Quantum Board 240W WIDE PRO
Quantum Board 240W WIDE PRO

É o modelo da Linha PRO de Quantum Board da Master Plants utilizado para grandes projetos ou possibilidades de áreas irregulares. Conheça em detalhes clicando aqui.

Quantum Board 480W FLEX PRO com CHIP Samsung LM301H

Quantum Board 480W FLEX PRO
Quantum Board 480W FLEX PRO

É o modelo da Linha PRO de Quantum Board da Master Plants com flexibilidade de abrangência de área e possibilidade de acoplar painéis da Linha Complementar. Conheça em detalhes clicando aqui.

Quantum Barra 600W PRO com CHIP Samsung LM301H

Quantum Barra 600W PRO
Quantum Barra 600W PRO

É o modelo da Linha PRO de Quantum Board da Master Plants voltados para projetos em escala industrial ou comercial. Conheça em detalhes clicando aqui.

Quantum Board 65W PRO-MID com CHIP Samsung LM283B

Quantum Board 65W PRO-MID
Quantum Board 65W PRO-MID

É o modelo que abre a Linha PRO-MID de Quantum Board da Master Plants. Conheça em detalhes clicando aqui.

Quantum Board 120W PRO-MID com CHIP Samsung LM283B

Quantum Board 120W PRO-MID
Quantum Board 120W PRO-MID

É o modelo da Linha PRO-MID de Quantum Board da Master Plants voltado para o jardineiro subsistente. Conheça em detalhes clicando aqui.

Quantum Board 240W WIDE PRO-MID com CHIP Samsung LM283B

Quantum Board 240W WIDE PRO-MID
Quantum Board 240W WIDE PRO-MID

É o modelo da Linha PRO-MID de Quantum Board da Master Plants utilizado para grandes projetos ou possibilidades de áreas irregulares.. Conheça em detalhes clicando aqui.

Quantum Board 480W FLEX PRO-MID com CHIP Samsung LM283B

Quantum Board 480W FLEX PRO-MID
Quantum Board 480W FLEX PRO-MID

É o modelo da Linha PRO-MID de Quantum Board da Master Plants com flexibilidade de abrangência de área e possibilidade de acoplar painéis da Linha Complementar. Conheça em detalhes clicando aqui.

Ainda tem dúvidas sobre Quantum Board?

Nossa equipe está sempre disponível para ajudar jardineiras e jardineiros. Se quiser saber mais, é só clicar e falar conosco!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn