Cultivo indoor: o que é, por onde começar e muito mais aqui

Cultivo indoor é cada vez mais uma expressão que faz parte do nosso vocabulário. E esta expressão atualmente é utilizada para muito mais do que “só plantio de plantas”.

Vamos aprender sobre?

Quantum Board aplicada ao cultivo indoor: alta tecnologia aplicada
Quantum Board aplicada ao cultivo indoor: alta tecnologia aplicada

Na verdade, cultivo indoor é uma tendência na agricultura que tira proveito da tecnologia para otimizar as etapas de produção de alimentos, plantas e ervas.

Se engana quem acha que cultivo indoor é pior para as plantas, pois não recebem a luz direta do sol. Na verdade, a tecnologia atual está tão avançada que podemos afirmar o contrário: o cultivo indoor pode apresentar resultados superiores em comparação com o cultivo outdoor (ao ar livre).

Os benefícios do cultivo indoor incluem aumento da produtividade, maior controle de qualidade, facilidade de manejo, possibilidade de cultivo em espaços menores e vários outros que veremos ao longo deste artigo.

Fique conosco para se aprofundar um pouco mais no mundo do cultivo indoor e descobrir o que é preciso para um cultivo indoor de sucesso, os principais erros cometidos por iniciantes, qual a diferença entre o cultivo indoor e o outdoor e qual o significado de outros termos ligados ao cultivo indoor, como hidroponia e estufa, por exemplo.

Qual a diferença entre cultivo indoor e outdoor?

Se o termo indoor significa “interior”, o termo outdoor significa “ao ar livre”. Mas as diferenças entre cultivo indoor e outdoor vão além do fato de um ser feito em ambiente fechado e o outro em ambiente aberto.

Entender essas diferenças te ajudará a escolher o tipo de cultivo que mais se adequa ao que você busca.

Confira algumas das principais diferenças entre o cultivo indoor e o outdoor.

O espaço no cultivo indoor e no cultivo outdoor

No cultivo indoor: no cultivo indoor, o espaço físico é o que vai definir qual será o volume de produção que você pode alcançar, já que, normalmente, o espaço é mais limitado do que ao ar livre no que se refere ao tamanho. Cultivar suas plantas em um espaço fechado como uma estufa limitará o número de pés e a quantidade colhida de acordo com o tamanho/área deste espaço. Por isso, é muito importante fazer um cálculo reverso: quanto você pretende produzir? A partir disso, quantas plantas são necessárias? E, por fim, qual o tamanho total da área que você precisa para essas plantas?

No cultivo outdoor: no cultivo outdoor, o espaço físico não é uma barreira em termos de tamanho. No entanto, tome cuidado: é preciso atenção à escolha do ponto certo para colocar as plantas, como, por exemplo, em relação à posição da luz natural, já que o ar livre tem sempre peculiaridades de luz e sombra às quais você não conseguirá controlar tão facilmente como consegue no cultivo indoor. O mesmo se aplica a incidência de chuva, ventilação, presença de outras plantas que impedem o crescimento da planta que você deseja cultivar, temperatura e a qualidade do solo.

O clima no cultivo indoor e no cultivo outdoor

No cultivo indoor: a influência do clima não é um fator preocupante em cultivos feitos em ambientes fechados, uma vez que no cultivo indoor é possível um maior controle das variantes que estejam presentes no ambiente, garantindo umidade, calor e ventilação adequados ao cultivo com maior facilidade. Esse diferencial pode chegar a níveis que vão otimizar o processo e até garantir uma colheita melhor.

No cultivo outdoor: em ambientes externos é menor o controle sobre o ambiente, pois as mudanças de tempo dependem das condições climáticas e não do cultivador. Para evitar maiores problemas, o ideal é escolher bem a época de plantar e o local mais adequado de acordo com conhecimento prévio da incidência do clima por ali.

O ataque de pragas no cultivo indoor e no cultivo outdoor

No cultivo indoor: mesmo em um ambiente fechado, a plantação pode ficar sujeita ao surgimento de pragas e fungos, mas no cultivo indoor, por ser um ambiente totalmente controlado, é mais fácil fazer a prevenção e o tratamento. É plausível inclusive afirmar que a incidência é menor no cultivo indoor, levando-se em conta a média de cultivos. Já que, no outdoor, a presença de outras plantas e o clima sem controle dão total margem à natural presença dessas indesejáveis situações para seu cultivo.

No cultivo outdoor: o cultivo outdoor requer muito mais cuidado do cultivador na prevenção e combate ao ataque de pragas. Uma das primeiras preocupações deve ser o local do plantio, que não deve ser muito úmido para evitar a proliferação de fungos, por exemplo.

A iluminação no cultivo indoor e no cultivo outdoor

No cultivo indoor: a iluminação é um grande diferencial (talvez o maior) e uma das principais vantagens ao mesmo tempo em que também pode ser uma das principais dificuldades do cultivo indoor. Escolher as lâmpadas certas e poder controlar da melhor maneira a iluminação do seu grow influenciará decisivamente para uma colheita de resultados muito positivos. A tecnologia atual de iluminação para cultivo indoor é seguramente mais efetiva do que a própria luz do sol. O motivo? Simples: você consegue apagar o sol no momento certo que sua planta precisa para ter o foto-período adequado? Você consegue garantir que o sol esteja todos os dias presente e nos mesmos níveis de incidência, sem pegar um dia chuvoso por exemplo? Viu só? A luz, principal fator do cultivo, é 100% controlável no cultivo indoor. Com a tecnologia correta, ela garantirá para o seu cultivo indoor resultados impressionantes.

No cultivo outdoor: no caso do cultivo outdoor, a iluminação depende diretamente do sol. Por depender da luz natural, o cultivador não tem como “otimizar” a produção e vai levar mais tempo para fazer a colheita (em comparação com cultivo indoor que utiliza iluminação profissional). Além disso, em dias nebulosos ou de chuva você talvez não conseguirá garantir o tempo correto de exposição de luz e sombra (foto-período).  

O tempo de produção no cultivo indoor e no cultivo outdoor

No cultivo indoor e no cultivo outdoor: por causa de todas essas diferenças entre os tipos de cultivo, o tempo de produção é muito diferente entre eles. Claro que tudo depende do que se planeja cultivar, mas no cultivo indoor, no geral, pode-se afirmar que o tempo de duração entre plantio e colheita pode ser a metade daquele que é necessário no plantio outdoor.

Cultivo indoor: O que é estufa? Eu preciso de uma?

Estufa para cultivo indoor é uma estrutura montada para criar um ambiente no qual será realizado o cultivo: é a chamada área de cultivo. As estufas para cultivo indoor são normalmente parecidas com barracas/tendas ou caixas, que podem ser colocadas em espaços como quartos, armários ou outros dentro da casa.

Estufa para cultivo indoor Master Tents, da Master Plants
Estufa para cultivo indoor Master Tents, da Master Plants

Elas oferecem muitas vantagens ao cultivador, como:

  • Praticidade: já que facilita o controle das variáveis do cultivo indoor.
  • Eficiência: pelo mesmo motivo apontado acima.
  • Privacidade: muitas vezes o cultivador não quer que, ao abrir um quarto ou armário, pessoas vejam de imediato o seu cultivo indoor. Neste contexto, a estufa ou tenda para cultivo indoor é mais uma camada de proteção e privacidade em relação ao mundo externo.
  • Tecnologia: atualmente é possível encontrar no mercado estufas para cultivo indoor que são pensadas em cada detalhe para otimizar o sucesso do cultivo, com superfícies refletoras para potencializar luz, compartimentos já pensados para cabeamentos, ventilação e demais acessórios do cultivo indoor, fabricação com tecidos que diminuem odores, facilitam a limpeza do ambiente e uma série de outras comodidades.
  • Organização e segurança: pelo mesmo motivo apontado acima, as estufas para cultivo indoor costumam ser ótimas aliadas da boa organização da área do cultivo, o que também contribui para mais segurança. Por exemplo: se você tem o local perfeito para passar o cabeamento elétrico, é menor a chance de gambiarras que causam danos, certo?

Você não precisa obrigatoriamente de uma estufa para começar seu cultivo indoor, desde que tenha na sua casa um ambiente minimamente controlado em termos de luz e com ventilação (sim, a ventilação é fundamental no cultivo indoor).

Para saber mais sobre os diferenciais da linha de estufas para cultivo indoor da Master Plants, chamada Master Tents, dê uma olhada aqui e aqui. Ou acesse a página da linha na nossa loja online aqui neste link.

Como iniciar o cultivo indoor? O que preciso para um cultivo indoor de sucesso?

A principal dúvida que surge quando o assunto é o plantio interno é justamente “como iniciar o cultivo indoor”. É fundamental ter em mente um passo a passo para garantir sucesso nesse processo.

O primeiro passo para quem quer iniciar o cultivo indoor é, sem dúvida, planejamento. Tudo fica muito mais fácil se, antes de começar o cultivo, você analisar questões como espaço para o grow, se vai usar e onde vai instalar a estufa, de que tamanho ela será, quais os acessórios importantes para instalar no grow ou estufa… Dentro desse raciocínio, é fundamental se inteirar melhor sobre iluminação, ventilação e qualidade do solo. Com estes três aspectos devidamente cobertos, você estará minimamente protegido para poder começar seu cultivo.

Para te ajudar, abaixo separamos informações fundamentais para quem está começando ou pensando em começar seu cultivo indoor.

Os cinco principais erros cometidos no cultivo indoor

Quem já se aventurou no cultivo indoor sem pesquisar antes, com certeza cometeu um destes cinco erros. Fique ligado!

A iluminação é fator fundamental no cultivo indoor
A iluminação é fator fundamental no cultivo indoor
  1. Iluminação inadequada: a luz é um dos principais fatores para o desenvolvimento de plantas. Estude o foto-período da espécie que deseja plantar e garanta períodos adequados de luz e sombra, com iluminação de qualidade (veja aqui como avaliar uma lâmpada para cultivo indoor).
renan2008_master_1080x1080px_carrossel_top_5_erros2 (1)
  1. Água de mais ou de menos: é muito comum no cultivo indoor o cultivador negligenciar a rotina de rega ou criar ansiedade e regar demais. Se atente sempre ao solo (não só à superfície) e ao escoamento de água. Sempre siga uma rotina e marque no calendário.
renan2008_master_1080x1080px_carrossel_top_5_erros2 (2)
  1. Ventilação e exaustão: sem prever um sistema de ventilação e exaustão, a tendência é a sua área de cultivo ficar ainda mais quente e úmida. Isso afeta e compromete a transpiração das plantas e, portanto, sua saúde e desenvolvimento.
renan2008_master_1080x1080px_carrossel_top_5_erros2 (3)
  1. Espaço inadequado: cuidado com a pressa. Se você errar o espaço e depois precisar mover a planta, isso pode ser extremamente danoso. Meça corretamente seu espaço de acordo com suas expectativas de colheita.
renan2008_master_1080x1080px_carrossel_top_5_erros2 (4)
  1. Rotina de manutenção: o sucesso da sua colheita dependerá de uma rotina de acompanhamento de vários parâmetros, como água, luz, temperatura, umidade, nutrientes e PH do solo. Realize medições destes parâmetros rotineiramente e você terá muito sucesso no cultivo indoor. 
renan2008_master_1080x1080px_carrossel_top_5_erros2 (5)

Os oito parâmetros ligados à iluminação no cultivo indoor (ou outdoor) de plantas

No último tópico, falamos para você da rotina de manutenção do cultivo indoor. Aqui vamos te contar quais são os oito parâmetros que se relacionam com a luz e influenciam a saúde da sua planta.

Existe uma resposta metabólica das plantas influenciada diretamente na relação destes oito fatores com a iluminação. Por isso, se você utilizar iluminação adequada e controlar bem estes oito fatores, será muito difícil seu cultivo indoor dar errado!

Quatro fatores na zona folicular das plantas

lâmina_3
lâmina_3

Quatro fatores na zona radicular das plantas

  1. Temperatura
  2. PH do solo ou água (hidroponia)
  3. Oxigenação
  4. EC ou PPM (nutrientes)

A importância da iluminação no cultivo indoor

Como já dissemos, a iluminação é um dos principais itens no cultivo indoor, junto com a escolha de fertilizantes e a rotina de manutenção.

Gráfico que relaciona eficiência fotossintética com o comprimento das ondas emitidas pela fonte de luz

A iluminação requer um capítulo à parte, uma vez que ela é a responsável por transformar os nutrientes em alimento (fotossíntese) e isso, claro, se reflete diretamente no desenvolvimento das folhas e flores. Uma iluminação errada pode prejudicar as plantas e frustrar a colheita. Sendo assim, antes de iniciar o cultivo indoor, procure informações para saber qual a iluminação mais adequada para o seu grow/estufa.

Nesse aspecto, o time da Master Plants pode lhe dar toda a assistência necessária, inclusive com dicas de instalação e quais tipos de lâmpadas e placas são mais indicados pra você (veja o que há de mais moderno no quesito iluminação para cultivo indoor aqui).

Ou confira também estes dois conteúdos nossos para aprofundar seus estudos sobre iluminação no cultivo indoor:

Cultivo indoor: O que é hidroponia?

Hidroponia é uma técnica de produção de plantas que não utiliza o solo.

cultivo indoor com hidroponia é feito em estufas, nas quais o solo é substituído por uma solução nutritiva, a solução hidropônica, que circula em um sistema hidráulico para nutrir as plantas diretamente nas raízes, suprindo-as dos nutrientes necessários para o seu desenvolvimento.

Exemplo de set-up para cultivo indoor com hidroponia disponibilizado pela Master Plants
Exemplo de set-up para cultivo indoor com hidroponia disponibilizado pela Master Plants

A técnica de hidroponia no cultivo indoor tem origem muito antiga, com menções desde a época dos famosos Jardins Suspensos da Babilônia. Mas o termo “hidroponia” é relativamente novo.

Ele foi usado pela primeira vez em 1940, cunhado pelo Dr. William Frederick Gericke, da Universidade da Califórnia, que realizou estudos de fisiologia, crescimento e desenvolvimento das plantas cultivadas em cultivo indoor em sistemas hidropônicos.

Vantagens da hidroponia no cultivo indoor

Confira abaixo algumas das principais vantagens elencadas para sistemas hidropônicos de cultivo indoor:

  1. Melhora na qualidade da colheita: entre as vantagens da utilização de um sistema hidropônico de cultivo indoor, a primeira que se pode destacar é a melhora na qualidade da colheita, com maior rendimento, aroma, sabor e textura.
  1. Controle total da nutrição e facilidade de automação: os protocolos de cultivo para hidroponia são muito mais assertivos e o controle da temperatura é total. Isso garante maior eficiência e planejamento de custos, além da possibilidade prática de automação do sistema.
  1. O reuso da água e a economia dos fertilizantes: realizando a recirculação da solução nutritiva, os sistemas hidropônicos fazem uso muito mais inteligente e econômico da água e dos nutrientes utilizados.
  1. Aceleração do crescimento: como já mencionado, em sistemas hidropônicos, a nutrição é feita diretamente nas raízes das plantas e isso resulta em uma melhor absorção dos nutrientes e maior aproveitamento pelo metabolismo dos vegetais, favorecendo seu desenvolvimento.

Esperamos que este conteúdo sobre cultivo indoor tenha sido útil e lembre-se: nossa equipe está a total disposição para trocar conhecimento, SEMPRE!

Até breve e boas colheitas!

Facebook
Twitter
LinkedIn